Terapia manual: como a boneca que criamos ajuda a resolver problemas difíceis

Assim, jogos familiares em bonecas são úteis não apenas para crianças, mas também para adultos – principalmente sua propriedade terapêutica. Uma psicóloga-consultora e Playupan Elina Berseneva conta sobre as origens do marionete, os tipos de bonecas e a experiência de seus clientes.

Pupina-terapia-uma técnica projetiva da arte-terapia, usada para diagnosticar e correção do estado. Dentro de sua estrutura, de uma maneira divertida, você pode experimentar o papel social desejado, perceber seus prós e contras e sintonizar um resultado positivo. Não é de admirar que nossos ancestrais tenham dito: “Quem não jogou bonecas, ele levitra preço portugal não viu a felicidade”.

A boneca é um tipo de espelho psicológico que ajuda a ver nossa verdadeira atitude em relação a nós mesmos, parceiros, para a situação atual da vida. Ele mostra os problemas ocultos do cliente, atualiza as emoções associadas a um estado, porque através da boneca uma pessoa cria uma imagem própria “eu”.

Com a ajuda de bonecas, você pode esclarecer a atitude em relação ao dinheiro, trabalhar, experimentar o papel da amante de seus negócios. Ou estabelecer relacionamentos com crianças, lidar com problemas psicossomáticos e lidar com um estado alarmante.

Vejo que a boneca do cliente tem uma cabeça volumosa e alças curtas. Eu pergunto: “Muitos pensamentos? E suas mãos estão a tempo de eles?”
Um cliente surpreso confirma: “Recentemente, eles não têm tempo, no trabalho um bloqueio com projetos, pensamentos não dão sono, não há força suficiente. “E acrescenta:” É hora de mudar algo “.

A menina coloca excesso de peças de recheio e, assim, se livra de pensamentos ansiosos.

Bonecas diferentes – funções diferentes

As origens da terapia de marionetas estão no momento em que nossos grandes -Grendmothers se ajudaram e a outros com bonecas. Então as bonecas foram divididas em ritual, encantador e jogos. Os feriados do calendário folclóricos foram comemorados com alguns: Shrovetide, Natal;Eles esperavam proteção contra forças do mal de outras pessoas e, com a ajuda de terceiros, criou crianças.

Um marionetista de Vyatka contou como a prontidão da garota para o casamento foi verificada anteriormente. Se a boneca “camponesa” que ela acabou sendo não casual, então é muito cedo para os artesãos se casarem: sentar, querida, até agora nas meninas. Ou seja, por uma boneca, foi possível determinar a atitude da garota em relação ao atual ou suposto parceiro futuro.

Na tradição folclórica russa, imagens de marionetes com nomes de reprodução de papéis são fixos – “ricos”, “mãe”, “não -residentes” – eles ajudarão a entender os problemas que nos concretam. Por exemplo, alguns “não -residentes” mostram uma relação entre parceiros na dinâmica.

Assim como na areia e na terapia de desenho, ao trabalhar com bonecas, você pode perder situações tensas em um casal, veja a situação através dos olhos de outra, entenda os desejos e necessidades de cada parceiro. Mas na terapia de marionetes, a figura é criada pelo próprio cliente, e eles são volumosos, dotados de respiração.

O trabalho com a boneca também ajuda a identificar as proibições dos pais negativos. Nesses casos, o cliente cria a figura de uma mulher mais velha na família – “Bereginye of the Family” – e no jogo pode obter uma resolução de cenário para boas mudanças na vida.

Quão eficaz pode ser fantoche -terapia?

Dolls do autor – “Senhora dos negócios”, “Vovó ouriço” e “Hedicon Cat” – são criados especificamente para resolver consultas de clientes em marionetistas.

Então, a garota no treinamento de “casamento bem -sucedido” torce concentrativamente a boneca e de repente a joga na mesa – “Eu não posso, não quero, não gosto”. Nesse momento, sua atitude em relação ao casamento fica clara e estamos trabalhando na eliminação de problemas que impedem o objetivo de alcançar o conjunto.

No treinamento do autor “Dance with the Shadow”, o psicoterapeuta bielorrusso Igor Ilyukevich me contou uma vez sobre uma boneca chamada “Balyssice”. Com sua ajuda, você pode soltar simbolicamente o que partiu, resolver a dor da perda de um ente querido e curar a lesão.

Como resultado desse trabalho, ajudei um cliente a se livrar da pesada dependência do amor e a outra a curar a lesão da perda da criança. O cliente logo depois ficou grávida e deu à luz uma garota saudável.

As análises dos clientes indicam que as mudanças na vida na direção certa e os resultados positivos começam em média um mês ou dois após a fanta. Todos podem sentir o efeito de cura dessa terapia sobre si mesmos – todo mundo tem a chance de mudar sua vida para melhor. De qualquer forma, a boneca que criamos lembrará que as mudanças na vida são obras da própria pessoa.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Home